O tratamento térmico em metal é uma solução usada para melhorar determinadas características em metais ferrosos em específicos. Na esteira do trabalho na metalurgia, é preciso ter o conhecimento apropriado das temperaturas certas para cada processo de usinagem e modelagem de uma estrutura metálica.

A resistência ao stress e o endurecimento podem ser tratados na estrutura de forma a prevenir-se contra piores distorções. Os processos são iniciados aquecendo estrutura a temperaturas de até 450° C e posteriormente resfriando-as rapidamente, a fim de permitir a densificação nas trincas nas matérias primas utilizadas.

Tratamentos Específicos

Além disso, há tratamentos específicos que visam diferentes características do metal. O tratamento térmico pode potencializar as características da ligação mecânica entre elementos, aumentando a capacidade de resistência às cargas, ou dar mais rigidez ao material, aumentando a resistência aos desgastes causados pelo tempo. Adicionalmente, o tratamento térmico tem como objetivo prolongar a vida útil do material e ajudar a ter um resultado final satisfatório.

O texto acima "Tratamentos Térmicos em Metal:" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.