Identificando as limitações da Automação Industrial

A automação industrial apresenta inúmeras soluções que melhoram a produtividade de uma empresa. No entanto, apresenta também algumas desvantagens a serem consideradas.

Um fator limitador importante é o alto custo de implementação. Embora investimentos iniciais sejam inevitáveis, é aconselhável realizar uma boa análise para evitar dar um passo em falso. Além disso, é necessária uma boa gestão de mudanças para garantir que os processos de produção da empresa sejam suaves e sem falhas.

Os perigos da Automação Industrial

Outro fato limitador à automação industrial está ligado ao acesso remoto a processos da produção. O uso de computadores em vez de mão-de-obra humana oferece a oportunidade de fazer a manutenção e correções remotamente, à distância. Embora seja útil para algumas tarefas, essa funcionalidade também oferece a possibilidade de terceiros comprometerem o sistema, o que pode resultar em prejuízos à empresa ou riscos físicos para os trabalhadores.

Finalmente, os erros inerentes ao sistema podem também ser um problema. Os erros podem acontecer por problemas de hardware e software, falhas de energia, falhas humanas, entre outros. Embora se possa usar monitoramento remoto, isso não impede completamente erros, pois os processos manuais ainda exigem uma determinada intervenção humana.

O texto acima "Identificando as limitações da Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.