Como funciona a Automação industrial

Automação industrial é a substituição de tarefas complexas que realizadas pelos seres humanos se tornaram possíveis devido à evolução das máquinas. Os equipamentos usados nestas atividades são chamados de dispositivos automatizados e podem realizar tarefas automáticas, como impressão de documentos, escaneamento de dados, etc.

Os dispositivos que realizam a automação industrial basicamente envolvem o uso de computadores, sensores e motores para definir tarefas e realizar ações sempre que orientado pelo programa. O programa indica o que o sistema deve realizar em cada etapa do processo de automação. Os sensores são utilizados para detectar a presença de algum objeto ou pessoa e realizar determinada tarefa. O processo de automação pode ser controlado por um sistema de computador supervisionado por um dos diversos métodos, dependendo das características do processo.

Benefícios da Automação Industrial

A automação industrial permite às empresas obter benefícios significativos. Entre os maiores benefícios encontram-se: aumento de produtividade, redução de custos, maior eficiência e diminuição de erros.

O aumento da produtividade significa que a produção pode ser realizada mais rapidamente e com menos erros. Além disso, a automação industrial remove muitos dos trabalhos tediosos e processos repetitivos que exigem muito tempo e energia de parte dos trabalhadores, permitindo que eles se concentrem nos projetos mais importantes.

A redução de custos é outro grande benefício alcançado com a automação industrial. Basicamente, quando a produção é feita mais rapidamente e com menos erros, a empresa gasta menos tempo e capital para obter os mesmos resultados. Além disso, a redução de erros de produção ajuda a manter um preço baixo em relação aos produtos finais.

O texto acima "Como funciona a Automação industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.