Automação Industrial: a transformação do mercado de trabalho

A automação industrial, que consiste no uso de computadores para automatizar tarefas com a finalidade de tornar os processos produtivos mais eficientes, vem se tornando uma prática cada vez mais comum nos ambientes profissionais. Isso ocorre devido à diversidade de benefícios trazidos pela automação para o mercado de trabalho, como a redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos finais.

Além disso, a automação industrial também contribui para a redução de postos de trabalho, já que algumas tarefas já podem ser facilmente realizadas por máquinas. Contudo, é importante destacar que, como consequência desta mudança, novos tipos de trabalho surgem, como por exemplo funções de manutenção e programação de máquinas.

Novos tipos de trabalho

Apesar de algumas funções se tornarem obsoletas com o avanço da automação, várias outras se tornam peças essenciais para a produção contínua dos bens. Por exemplo, os profissionais que atuam na programação, manutenção e operação de equipamentos cada vez mais complexos tornam-se cada vez mais indispensáveis. Outro exemplo diz respeito às pessoas que realizam trabalhos de ampliação e programação, para garantir o aperfeiçoamento das tarefas e o bom funcionamento dos sistemas.

O texto acima "Automação Industrial: a transformação do mercado de trabalho" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.